Por: Jefferson Gomes
O mercado de fornecedores de materiais esportivos
começa a se movimentar constantemente no Brasil e no mundo, como bem já havia
dito o meu caro colega Emerson Gonçalves (Olhar Crônico Esportivo) no texto: Mexida global no mercado de patrocínios efornecedores de materiais.
Já há alguns anos que as principais empresas de
materiais esportivos do Brasil e do mundo vêm mudando a sua forma de se
relacionar com seus principais clientes residentes em terras Brasileiras.
Obviamente que isso se deve muito pelo fato do Brasil estar na rota dos
principais eventos esportivos do mundo nos próximos anos, a chamada década do
esporte de ouro no Brasil. Tais características chamaram a atenção das
principais empresas fornecedoras de materiais esportivos sejam estas
Brasileiras ou estrangeiras.
O grupo Brasileiro Vulcabrás/Azaleia dono de marcas
como Olympikus e representante oficial da marca Reebok no Brasil, foi um dos
primeiros a adentrar na onda de valorização deste mercado nos últimos anos. Com
investimento já consagrado no vôlei Brasileiro, a Vulcabrás/azaleia através de
sua marca própria Olympikus, decidiu também entrar no mercado do futebol
patrocinando o Flamengo a partir de 2008, dando fim a uma relação conturbada
entre a Nike e o clube carioca. O investimento milionário realizado pela
Olympikus no flamengo surtiu efeito, já que a empresa e o clube vêm batendo recordes
mundiais de vendas de camisas oficiais nos últimos anos. Fora isso a empresa
também realizou outros investimentos em clubes da America do sul, como Lanús, Racing
e Argentinos Juniors. E em 2012 trocou a Rebook (marca da Adidas) pela Olympikus (marca própria) no Cruzeiro
e pretende fazer o mesmo com o São Paulo já no próximo ano.
A Nike por sua vez, veio forte para o mercado
Brasileiro em 2012, já patrocinadora de Corinthians e seleção Brasileira, a
empresa norte-americana firmou contratos de fornecimento com Santos,
internacional, Coritiba e Bahia. E de acordo com noticias da impressa, a Nike pretende ter brevemente em seu portfólio Vasco e Flamengo, no mercado carioca...
Já a Adidas maior concorrente da Nike no mercado
mundial e já patrocinadora oficial do mundial 2014 no Brasil, espantou o
mercado com uma proposta milionária ao Flamengo, especulada no fim de 2011 e
confirmada nas ultimas semanas pelas partes envolvidas. A proposta da empresa
alemã é de cerca de nada menos que 350 milhões por 10 anos de contrato com o
rubro-negro carioca, já a partir de 2015. A Olympikus que tem contrato com o
clube carioca até o fim de 2014, disse ao mercado que estudará uma maneira de cobrir a oferta. A empresa tem até setembro para responder...
A oferta milionária da Adidas ao Flamengo, colocou o
mercado em ebulição nestas ultimas semanas. Clubes como Palmeiras e Fluminense
pressionaram a marca alemã para revisão dos seus respectivos contratos,
buscando uma maior valorização perante a proposta apresentada ao Flamengo. A Nike
foi especulada no Vasco e no próprio Flamengo, entretanto a empresa americana
não cogita atravessar contratos em vigor, segundo as ultimas noticias
veiculadas.
A oferta da Adidas fez o Corinthians se mexer, de
acordo com o vice-presidente de marketing Luis Paulo Rosenberg o clube procurou
a Nike para cobrar uma valorização.
“Não tive notícia mais agradável que o acerto da
Adidas com o Flamengo para um patrocínio de R$ 350 milhões. O que escorreu de
sangue [da boca]. Fui atrás da Nike e estamos negociando. Um puxa o outro”,
comentou Rosenberg, durante seminário no Insper (Insituto de Ensino e
Pesquisa).
De fato a oferta da Adidas colocou os clubes em uma
situação confortável no mercado. Os investimentos das empresas diante do
momento favorável da indústria esportiva no Brasil serão cada vez mais
constantes nos próximos anos. Resta aos clubes aproveitarem este momento,
tirando ao Máximo de recursos destas empresas e ao mesmo tempo estruturando
seus modelos de gestão para se manterem competitivos no mercado no anos seguintes
aos eventos importantes que acontecerão no Brasil.
FONTE:
JEFFERSON GOMES/ LOCOMOTIVA DO ESPORTE
Nenhum comentário:
Postar um comentário