Novo símbolo terá linhas
arredondadas. Especialistas dizem que identidade do clube será mantida.
Foto: Arte/iG / Letras ficaram arrendondadas, e o escudo suíço terá 26 listras, em homenagem ao dia de fundação do clube
|
O departamento de marketing
do Palmeiras confirmou ao iG que o distintivo da equipe
sofrerá pequenas modificações. A nova versão, com letras arrendondadas e
alterações no escudo suíço (aquele que fica no interior do símbolo), será
oficialmente divulgada em breve pelo clube, junto com um novo manual de
identidade visual elaborado pelo departamento. Segundo Paulo Pinto, diretor
adjunto do marketing alviverde, o manual servirá para a imprensa retratar de
forma padronizada os símbolos palmeirenses. Em seu site oficial, a equipe
paulista já utiliza o novo distintivo. Confira as mudanças:
"O novo manual de
identidade visual está próximo de ser concluído. Ele vai padronizar o uso da
imagem do Palmeiras na mídia. Você vê hoje que em jornais, internet, cada um
usa um símbolo diferente, até cores diferentes. Vamos divulgar as imagens
oficiais de como têm que ser representados o distintivo, a bandeira e outras
coisas", afirmou Pinto. O novo desenho foi feito por uma empresa de design,
sob supervisão dos departamentos de marketing e acervo histórico do Palmeiras.
Foto: Arte / iG / "P" do escudo suíço teve sua forma alterada
|
A adequação do distintivo
visa corrigir alterações que ocorreram com os anos, principalmente no tempo em
que os símbolos eram bordados à mão nas camisas: "Ao longo do tempo, o
escudo veio sendo modificado, o que é natural, pois tem muitos detalhes e
acabou perdendo a forma. Através de um estudo feito pelo departamento de
marketing e o de acervo histórico, vamos fazer pequenas correções. Não é
nenhuma mudança drástica", confirmou Paulo Pinto.
O departamento de marketing
alega que as modificações não ferem os Artigo 139 e 141 do estatuto do
Palmeiras - que especifica como deve ser o escudo do time - e não devem
despertar reações em torcedores mais tradicionalistas. "Não vai ter reação
negativa, porque não estamos alterando a essência do distintivo, mas apenas
corrigindo pequenas imperfeições. Até porque para fazer qualquer tipo de
mudança drástica, teríamos que alterar o estatuto. As pequenas correções que a
gente fez não exigem nenhum tipo de alteração", disse Pinto.
linhas horizontais estão menos espaçadas. |
Consultados pelo iG,
especialistas em marketing esportivo dizem não ver propósito na alteração, mas
concordam que as pequenas mudanças não ferem a identidade do clube. "Não
compreendo o esforço em mexer no escudo. Poderiam investir recursos,
criatividade e tempo em atividades de marketing que agreguem realmente valor e
resultado para o negócio do clube", diz Amir Somoggi, da BDO Brazil.
"Essa mudança é muito tênue, não vai gerar grandes reações. Mas isso
demonstra o quanto o Palmeiras valoriza sua história e a simbologia do seu
escudo. Vejo como respeito às tradições", afirma Guilherme Figueiredo, da
Futebol Tour. "Não é uma mudança radical. Se fizermos um paralelo com
grandes marcas, isso costuma ocorrer, como fazem Coca-Cola, Nestlé, Unilever,
etc.", completa Fábio Kadow, da 9ine.
As letras no nome do clube ficaram mais arrendondas, conforme mostra o destaque da imagem |
O departamento de marketing
do Palmeiras também afirmou que os novos uniformes da fornecedora palmeirense
já devem vir com o "novo" escudo: "Não tenho confirmação
oficial, mas acredito que em maio deve sair a nova linha da Adidas, com os novos
modelos de camisas, roupas de treino, agasalhos, etc. Tudo isso já deve vir com
o novo símbolo", finalizou Paulo Pinto. Vale lembrar que, atualmente, o
time alviverde tem usado em seu uniforme um distintivo antigo (que tem apenas a
letra "P"), em homenagem às conquistas do clube entre 1942 e 1959,
quando este era o escudo vigente.
Mudanças em outros times são comuns
Mudanças e adequações nos escudos são bem comuns no futebol brasileiro e também internacional. Aliás, raros são os times que nunca fizeram alterações significativas em seu distintivo, como Bahia e Atlético-GO (confira abaixo alguns escudos originais de times brasileiros). No Brasil, o clube que mais se notabilizou por modificações em seu símbolo foi o Internacional, que nos últimos seis anos mudou seu escudo quatro vezes - a última em 2009, ano de seu centenário.
Uma alteração de 2006,
inclusive, teve a participação dos associados do clube: eles dicidiram que
seria colocada uma coroa dourada sobre o distintivo colorado, representando as
conquistas da Libertadores-2006, Mundial de clubes da Fifa-2006 e Recopa Sul-Americana-2007
(a Tríplice Coroa). O Cruzeiro fez algo semelhante em 2003, quando
conquistou o Mineiro, Copa do Brasil e Brasileirão.
Ao longo da história, outros
times do Brasil fizeram alterações mais drásticas em seus brasões. O Santos,
por exemplo, chegou a ter um distintivo
azul, assim como o Cruzeiro foi verde e branco quando ainda se chamava Palestra
Itália. O escudo da fundação do Fluminense é outro que mudou totalmente
com os anos: era cinza, branco e vermelho, enquanto atualmente é verde, branco
e grená.
O Vasco alterou o
formato, de redondo para formato de escudo de fato. O São Paulo fez
pequenas mudanças semelhantes às que o Palmeiras fez agora, principalmente no
arredondamento das letras. A equipe alviverde, aliás, também viu seu símbolo
mudar bastante desde a fundação do clube, em 1914. Quando ainda era Palestra
Itália, o time chegou a usar a Cruz de Savóia (escudo vermelho com uma cruz
branca), símbolo da Casa Real italiana, como distintivo. Ele foi usado
novamente pelo Palmeiras em 2009, quando foi lançado o terceiro uniforme azul e
branco.
Fonte: Portal iG/ Lancenet
Nenhum comentário:
Postar um comentário