segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Flamengo comemora sucesso de 'Produtos Ronaldinho'


Com pouco mais de um ano de Flamengo, Ronaldinho ainda está longe de dar o retorno financeiro que o clube imaginou quando acertou sua contratação. Além de não conseguir atrair as atenções de um patrocinador master, o craque foi alvo de raras ações de marketing do time da Gávea. Ainda assim, o rubro-negro divulgou uma nota nesta segunda-feira comemorando o sucesso de vendas dos produtos ligados ao Gaúcho.

Apontado com o grande lançamento de 2011, o boneco de Ronaldinho, por exemplo, apresentou números aquém do esperado. Em cinco meses, o clube vendeu apenas seis mil unidades do produto, gerando um lucro aproximado de R$ 300 mil, considerado baixo para as pretensões iniciais rubro-negras.

Responsável pelo lançamento da toalha de Ronaldinho, o primeiro produto licenciado a ser comercializado com a imagem do craque, Sérgio Lombardi, diretor da Bouton Indústria e Comércio, não comentou os outros aspectos e procurou apenas valorizar os seus números de venda.

"Estamos muito contentes com a licença, com as vendas e com a marca de mais de 30 mil unidades em cinco meses. Para se ter uma ideia de como é significativo, temos a licença de outros grandes clubes brasileiros e sozinho o Ronaldinho supera alguns deles", comemorou, acrescentando.

"O produto é inovador no mercado brasileiro e nenhum outro clube possui a imagem do ídolo estampada em toalhas, apesar disso ser muito comum no mercado europeu. É incrível como os torcedores levam as toalhas para os estádios, as utilizam como bandeiras e colocam nas varandas de suas casas", disse Sérgio Lombardi ao site oficial do Flamengo.

Para a sequência do ano de 2012, o clube, que agora detém os direitos exclusivos de exploração da imagem de Ronaldinho, espera aumentar o faturamento. Segundo o rubro-negro, um encontro entre Flamengo e representantes do jogador deve acontecer nos próximos dias para autorizar o licenciamento de mais de 25 produtos, de diversos segmentos, que vão de brinquedos até camisas.

Fonte: Uol/Site do Flamengo

OPINIÃO

Uma nota um pouco otimista de mais por parte da diretoria do Flamengo. Apesar dos números serem mesmo bons, é muito pouco no que diz respeito às marcas Flamengo e Ronaldinho em conjunto.

Porém o mercado não perdoa erros, o mais fatal quando se fala em Ronaldinho e Flamengo juntos comercialmente, foi no ato da contratação. Não houve planejamento e nem agilidade no quesito ativação, através de produtos licenciados e afins, compreensível até mesmo pelo fato da parceria entre Flamengo-Traffic ter sido um pouco complicada. Além também da engessada diretoria rubro-negra para aprovação dos projetos e trâmites burocráticos do clube.

O clube ao menos é o que parece, deu uma nova chance para esta parceria com o Ronaldinho possa dar certo. Assumiu todos os salários e direitos de imagem do jogador e agora detém exclusividade para explora-lo comercialmente. Resta ao marketing saber utiliza-lo e dar nova dinâmica para que o mercado possa se interessar. Erro como de antes, será fatal e é inconcebível que volte acontecer. O mercado não perdoa, é ele quem dita as regras do jogo.

Jefferson Gomes / Locomotiva do Esporte

Nenhum comentário:

Postar um comentário