Com pouco mais de um ano de
Flamengo, Ronaldinho ainda está longe de dar o retorno financeiro que o clube
imaginou quando acertou sua contratação. Além de não conseguir atrair as
atenções de um patrocinador master, o craque foi alvo de raras ações de
marketing do time da Gávea. Ainda assim, o rubro-negro divulgou uma nota nesta
segunda-feira comemorando o sucesso de vendas dos produtos ligados ao Gaúcho.
Apontado com o grande
lançamento de 2011, o boneco de Ronaldinho, por exemplo, apresentou números
aquém do esperado. Em cinco meses, o clube vendeu apenas seis mil unidades do
produto, gerando um lucro aproximado de R$ 300 mil, considerado baixo para as pretensões
iniciais rubro-negras.
Responsável pelo lançamento
da toalha de Ronaldinho, o primeiro produto licenciado a ser comercializado com
a imagem do craque, Sérgio Lombardi, diretor da Bouton Indústria e Comércio,
não comentou os outros aspectos e procurou apenas valorizar os seus números de
venda.
"Estamos muito
contentes com a licença, com as vendas e com a marca de mais de 30 mil unidades
em cinco meses. Para se ter uma ideia de como é significativo, temos a licença
de outros grandes clubes brasileiros e sozinho o Ronaldinho supera alguns
deles", comemorou, acrescentando.
"O produto é inovador
no mercado brasileiro e nenhum outro clube possui a imagem do ídolo estampada
em toalhas, apesar disso ser muito comum no mercado europeu. É incrível como os
torcedores levam as toalhas para os estádios, as utilizam como bandeiras e
colocam nas varandas de suas casas", disse Sérgio Lombardi ao site oficial
do Flamengo.
Para a sequência do ano de
2012, o clube, que agora detém os direitos exclusivos de exploração da imagem
de Ronaldinho, espera aumentar o faturamento. Segundo o rubro-negro, um
encontro entre Flamengo e representantes do jogador deve acontecer nos próximos
dias para autorizar o licenciamento de mais de 25 produtos, de diversos
segmentos, que vão de brinquedos até camisas.
Fonte: Uol/Site do Flamengo
OPINIÃO
Uma
nota um pouco otimista de mais por parte da diretoria do Flamengo. Apesar dos
números serem mesmo bons, é muito pouco no que diz respeito às marcas Flamengo
e Ronaldinho em conjunto.
Porém
o mercado não perdoa erros, o mais fatal quando se fala em Ronaldinho e
Flamengo juntos comercialmente, foi no ato da contratação. Não houve
planejamento e nem agilidade no quesito ativação, através de produtos
licenciados e afins, compreensível até mesmo pelo fato da parceria entre
Flamengo-Traffic ter sido um pouco complicada. Além também da engessada
diretoria rubro-negra para aprovação dos projetos e trâmites burocráticos do
clube.
O
clube ao menos é o que parece, deu uma nova chance para esta parceria com o Ronaldinho
possa dar certo. Assumiu todos os salários e direitos de imagem do jogador e
agora detém exclusividade para explora-lo comercialmente. Resta ao marketing
saber utiliza-lo e dar nova dinâmica para que o mercado possa se interessar.
Erro como de antes, será fatal e é inconcebível que volte acontecer. O mercado
não perdoa, é ele quem dita as regras do jogo.
Jefferson
Gomes / Locomotiva do Esporte
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