Chip da Nike e da Apple foi lançado em 2008 |
Em 2008, a Nike revolucionou
o mercado de material esportivo ao anunciar uma parceria com a Apple que levou
ao lançamento do sistema Nike+. As duas empresas desenvolveram um chip para
mensurar a performance do atleta durante uma corrida. Depois de ter os dados
escaneados pelo Iphone, o consumidor podia compartilhar seu desempenho com
pessoas conhecidas a partir do site da fabricante de material esportivo.
O lançamento foi respondido
poucos meses depois à altura pela Adidas, com o MiCoach, aparelho similar ao da
Nike, mas sem estar atrelado a nenhuma empresa de tecnologia. Com as mesmas
funções que a da concorrente, o diferencial da Adidas era exatamente não ter
uma parceria de exclusividade com a Apple, o que fazia com que o consumidor
compartilhasse seus resultados armazenados no aparelho diretamente para seu
computador e, daí, para o site da empresa, da mesma forma que o usuário da
Nike.
Nesses últimos quatro anos,
as duas empresas desenvolveram novidades em seus sistemas. Enquanto a Nike
apresentou relógios que tinham a mesma função do Iphone para mensurar os
resultados e compartilhar em seu site, a Adidas criou adaptadores que,
acoplados a telefones celulares de qualquer marca, poderiam medir a performance
do atleta.
Agora, a Nike decidiu acabar
com a exclusividade da Apple no mercado de telefonia móvel. Os novos produtos
da família Plus, que irão ao mercado americano apenas no mês de junho, serão
exclusivos para os telefones da Apple apenas até o final do ano. A partir de
2013, qualquer aparelho celular que operam outros sistemas operacionais terá
conexão com o sistema da fabricante.
“Temos de atrair o maior
número de consumidores, por isso decidimos fazer essa alteração. Obviamente que
a Apple é uma excelente parceira nossa, mas não poderíamos deixar de atender o
maior número de clientes possível”, afirmou Stefan Oland, diretor da área de
esporte digital da Nike.
O fim da exclusividade de
parceria com a Apple pode levar a uma ampliação da base de consumidores
cadastrados no sistema Nike Plus. Atualmente, mais de seis milhões de pessoas
têm seu perfil no site da fabricante. A plataforma Android, usada pela maioria
dos outros aparelhos celulares no mundo, é hoje cerca de XXX vezes maior que a
da Apple.
Com o lançamento do tênis de
basquete capaz de medir até mesmo a altura do salto dado pelo atleta, a Nike
aposta no filão do mercado americano, que tem no basquete uma de suas maiores
fontes de receita. Por conta disso, a empresa decidiu ampliar o alcance de seu
sistema, que terá um aplicativo para os diferentes tipos de telefone que
conversarão com os novos telefones celulares.
Fonte: ERICH BETING (Da
Máquina do Esporte, Em Nova York, EUA)
Nenhum comentário:
Postar um comentário