Em
ano de eleição, oposição e situação sempre buscam questões para debater. E nos
clubes de futebol, entre eles o Clube de Regatas Flamengo, não é diferente. Em
dezembro, um novo processo eleitoral acontecerá no clube da Gávea e diversas
correntes já se manifestam em torno dessas eleições.
Um
destes grupos é o Planeta Fla, movimento liderado pelo advogado, empresário e
jornalista Ricardo Gomlevski, candidato ao posto de presidente do Flamengo, e
que busca, principalmente, a reforma do departamento de marketing do clube, que
consideram “sucateado” pela atual gestão Patrícia Amorim.
“A
gestão Patrícia Amorim está cheia de falhas. Houve uma surpreendente piora em
relação ao marketing. Nada foi feito. Em três anos de seu mandato, o clube não
conseguiu vender sequer um patrocínio máster”, afirmou Gomlevski, em entrevista
à Maquina do Esporte.
“Nós
estamos projetando a próxima gestão de marketing do Flamengo. Hoje em dia o
Flamengo tem apenas o quinto faturamento com marketing no Brasil, sendo que tem
a maior torcida não só do país, e sim do mundo. Não há razão para que isso
aconteça, a não ser por incompetência e despreparo da atual gestão”, declarou.
Em
resposta as declarações da oposição, Henrique Brandão, vice-presidente de
marketing do Flamengo afirma que o marketing do clube é profissional e, ao
mesmo tempo, realista em relação ao mercado atual. “O marketing do Flamengo é
totalmente profissionalizado. Nós somos a gestão que mais ampliou o
departamento, chegando ao máximo que o estatuto nos permite. O Flamengo não
está acima do mercado. O momento econômico em geral é complexo, não podemos
pensar em valores estratosféricos”, afirmou Brandão.
“Nós
somos o clube que mais ganhou com patrocínios na camisa este ano no Brasil.
Mesmo sem um patrocínio máster, conseguimos arrecadar 20 milhões líquidos.
Muita se ouve de clubes como Corinthians e São Paulo, que ganhariam valores
absurdos, alguns falam até em 70 milhões. Mas cadê esse dinheiro? Hoje em dia
nenhum deles tem patrocínio máster vendido. Nós não alardeamos, somos
concretos”, completou.
O
Planeta Fla alega ainda que as atitudes da atual gestão prejudicam também a
valorização do Flamengo como marca. “A presidente mente para a imprensa, tem
mau relacionamento com os jogadores, permite a saída conturbada de atletas,
como no caso do Ronaldinho, põe cláusulas de rescisão absurdas nos contratos
dos técnicos e depois manda embora[...] Ela está tendo uma má performance como
dirigente porque é despreparada e desqualificada para o cargo.”, disse o
candidato.
“É uma
boa moça, representou muito bem o clube como atleta, mas não tem capacidade de
dirigir um clube como o Flamengo.”, completou Gomlevski.
Já
Brandão acredita que a marca do clube se mantém forte apesar do período
turbulento do futebol. “A saída desses técnicos não mexeu com a marca. Não sei
se o método é certo ou errado, mas é algo normal no futebol brasileiro. Não
estamos na Inglaterra, onde os técnicos duram décadas, como o Ferguson e o
Wenger. Aqui, o técnico é algo que não tem relação direta com a marca, é algo
que não influi. O que influi na valorização da marca dos clubes é a conquista
de títulos e o bom desempenho em campo. Em 2009 trocamos de técnico mais de uma
vez, mesmo assim fomos campeões e vendemos mais de um milhão de camisas com a
Olympikus”, afirma.
Ainda
sobre a influência sobre a marca, Brandão afirma que alguns casos tiveram sim
certos efeitos negativos para a instituição. “O caso do Ronaldinho afetou um
pouco nossa marca porque ele é a figura do ídolo. O ídolo é algo que sempre
ajuda a valorização da marca, é um símbolo do clube. O caso Bruno também foi
ruim para nós, mas o clube se recupera rapidamente. Acho que o que sai mais
afetado é a visão da garotada, dos jovens torcedores, que tem seus ídolos como
referência, mas que não entendem bem o que está acontecendo”, disse o
dirigente.
O
grupo opositor à gestão atual defende também a autonomia do departamento de
futebol do clube: “Nós queremos a autonomia do departamento de futebol. Com
dirigentes profissionais, orçamento próprio, um gerente e uma equipe
capacitados para administrar uma equipe como deve ser feito.” O Futebol
passaria a ter gestão própria, independente dos demais setores do Clube,
regulada e controlada por um instrumento de delegação planejada, aprovado pelo
Conselho do Flamengo”.
O
Planeta Fla é um projeto sustentado por doações de sócios e torcedores do clube
e não conta com ajuda de empresas. O projeto foi lançado em marco deste ano e
visa às eleições presidenciais do Flamengo em dezembro, onde a atual
comandante, Patrícia Amorim, poderá ser reeleita.
Além
de Gomlevski e Amorim, Marcus Braz, ex-diretor da gestão Patrícia Amorim é
outro possível candidato à presidência do clube. O empresário e ex-nadador do
clube, Lysias Itapicurú, e o publicitário Affonso Romero são outros candidatos
da lista.
Já a
coluna “Gois de Papel”, do jornalista Anselmo Gois, do jornal O Globo, e o blog
“O Cronista Esportivo” afirmam que outro grupo da oposição, o movimento “Ocupe
o Flamengo”, comandado pelos ex-presidentes do clube Márcio Braga e Kléber
Leite, haveria contatado os executivos Carlos Geraldo Langoni, ex-presidente do
Banco Central do Brasil, Rodolfo Landim, ex-executivo da OGX, Luís Eduardo
Baptista, presidente da Sky, e Flávio Godinho, executivo da MPX para preparar
um projeto com diretrizes básicas para a modernização do clube.
Fonte:
DANIEL ZALAF do Maquina do esporte
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