O
Fluminense se baseará em uma pesquisa feita com sua torcida para direcionar
suas estratégias de marketing. O clube entende que os dados definirão um perfil
base do torcedor e tornarão as ações muito mais eficazes.
Foram
ouvidas 7.104 pessoas, sócios e torcedores comuns, sendo 4.067 do Rio de
Janeiro. Segundo o clube, a procura foi muito maior do que o esperado.
Torcida participou em peso - Fonte: Divulgação |
“O
torcedor associa o clube à tradição, à superação e à história. São informações
importantes para planejar as ações de marketing e atração de torcedores. Isso
porque os clubes podem estar bem ou mal em determinados períodos, e ter novos
torcedores em um momento ruim é mais difícil. Mas valorizando a história e a
tradição, haverá sempre um argumento para atrair torcida. A pesquisa serva para
embasar nossas ações, e não apostarmos somente na intuição”, revelou Idel
Halfen, vice-presidente de marketing do Fluminense.
“Foi
um questionário longo e não havia qualquer incentivo ou contrapartida.
Esperávamos entre 300 e 400 respostas e tivemos mais de sete mil. O torcedor
entendeu que a pesquisa era boa para o clube. Com isso, conseguimos traçar um
perfil de torcedor mais identificado ao Fluminense”, comemorou Idel.
Fonte:
REDAÇÃO - Da Máquina do Esporte, São Paulo - SP
Nenhum comentário:
Postar um comentário