O clube de maior torcida do
país acertou seu novo contrato de fornecimento de material esportivo - e os
valores envolvidos no acordo mostram como esse mercado está concorrido. Com a
aprovação do contrato pelo Conselho Deliberativo do clube, o Flamengo garantiu
um total de 380 milhões de reais para vestir uniformes fabricados pela Adidas
pelos próximos dez anos. A empresa alemã, patrocinadora oficial da Fifa e da
Copa do Mundo, investiu pesado no clube carioca porque queria dar uma resposta
à Nike, que entrou com força no país, patrocinando clubes de vários estados,
além do Corinthians, com quem já mantinha uma longa relação. Outras marcas
correm por fora, garantindo a presença em clubes com grandes torcidas e muita
tradição, como o Atlético-MG, que anunciou também na quarta um acordo com a
Lupo, e o São Paulo, que a partir de 2013 vestirá Penalty, em função da saídada Reebok desse segmento.
O contrato do Flamengo com a
Adidas foi assinado por Patrícia Amorim, atual presidente do clube, e Eduardo
Bandeira de Mello, que assume em 2013 e ficará no cargo até 2015. O acordo prevê
pagamento de 38 milhões de reais de luvas e mais 35 milhões por ano pela
chance de vestir a equipe mais popular do Brasil. Todos os 130 conselheiros
presentes na reunião realizada na quarta-feira deram seu aval ao acerto. A
negociação durou cerca de seis meses, com a Adidas sofrendo forte concorrência
da Nike, que já vestiu o Flamengo no passado e queria voltar a patrocinar o
clube. Uma das questões mais delicadas da negociação com os alemães foi a
quantidade de patrocinadores no uniforme flamenguista: a empresa exigiu que
apenas duas marcas fossem estampadas nas camisas do clube, com a exceção do ano
de 2013, quando o uniforme terá três patrocinadores. A Adidas promete
comercializar as camisas do Flamengo no mundo todo, colocando o clube no mesmo
patamar de seus principais parceiros, como Real Madrid, Milan, Bayern de
Munique e Chelsea.
O acordo anunciado pelo
Atlético-MG é mais modesto, mas ainda assim foi muito comemorado pela direção
do clube. A Lupo é tradicional no mercado de roupas íntimas e meias, mas
pretende entrar com força no segmento de material esportivo. O time, que vestia
Topper até este ano, receberá 25 milhões de reais por dois anos de contrato. O
presidente do Atlético, Alexandre Kalil, contou que o clube recebia cerca de
1,7 milhão de reais por ano de seu fornecedor de material quando ele assumiu o
comando da agremiação. No São Paulo, a Penalty deverá pagar cerca de 39 milhões
de reais por três temporadas. O clube ficou com poucas opções no mercado já que
seus rivais estaduais já são patrocinados pelas principais marcas do setor -
Adidas no Palmeiras, Nike no Santos e Corinthians. O atual campeão mundial de
clubes, aliás, renovou seu acordo com a empresa americana pouco antes de
disputar o torneio no Japão. Apostando forte na internacionalização da marca
Corinthians, a Nike fechou com o clube paulista até 2022. O contrato deverá
render ao clube cerca de 30 milhões de reais por ano.
Fonte: VEJA (Com agência
Gazeta Press)
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