Me lembro como se
fosse hoje quando entrei na sala do Ricardo Hinrichsen, então vice-presidente
de marketing do Flamengo, para um encontro na Gávea. Não nos conhecíamos e consegui agendar
a reunião. Ele me perguntou, curto e grosso: “Em que posso ajudar?”, com a
formalidade subindo pelas paredes.
“Eu vim aqui
porque quero patrocinar o Flamengo com a marca Olympikus”,
respondi na lata. O Ricardo quase caiu da cadeira de tanto rir. “Mas hoje temos
a Nike, a maior empresa de material esportivo do mundo…”, argumentou o
executivo. Rebati: “Tudo bem que você tem a Nike, mas precisa analisar a nossa
proposta…”
Ricardo concordou em conhecer o projeto da
Vulcabras|azaleia.
Um ano e meio depois dessa nossa conversa inicial,
assumimos o Flamengo, com Olympikus, em 2009. Naquele mesmo ano ganhamos o
Brasileirão, garantindo o Hexa. Passamos por várias gestões políticas, com pelo
menos três presidentes, vários diretores, executivos, conselheiros e
funcionários.
Fornecer material esportivo para uma instituição do
tamanho do Flamengo foi um dos maiores desafios da minha vida. Tudo na Gávea é
gigante, da logística para a fabricação e distribuição de camisas, até as ações
de marketing. E quando aparecem problemas, eles também são na mesma proporção
de grandeza.
Aliás, não
poupamos esforços para estar sempre ao lado dessa torcida maravilhosa, tanto
nos momentos ruins quanto nos bons. Participamos da criação do Maior Mosaico do
Mundo, no Maracanã; ajudamos a construir o Museu Flamengo, fizemos vários
lançamentos de dezenas deprodutos oficiais da marca Olympikus, demos uma força
para a contratação de jogadores e ainda criamos várias campanhas, entre elas a
retransmissão original do jogo do Mundial pela Rádio Globo. Que flamenguista
não se lembra daquela ação, criada para a Olympikus pela agência DM9Sul?
E a Arca do Tempo, no lançamento da pedra
fundamental do Museu Flamengo, com a participação de torcedores ilustres,
jornalistas, blogueiros… Ainda tem o livro Sempre Flamengo, uma homenagem aos
jogadores que passaram pelo Fla e também a todos os colaboradores do clube, que
tinham o nome eternizado nessa obra. Além de impresso, o livro também teve a
versão para iPad na Apple Store.
O que não faltou
foi energia para criar, organizar, patrocinar ou simplesmente apoiar várias
ações que poderiam encher a torcida de mais orgulho pelo Flamengo. Mas tudo só
foi possível graças à uma equipe fantástica, extremamente competente, motivada
e comprometida. Cito aqui alguns nomes de profissionais que também fizeram
parte dessa história: Fernando Costa, Fabiano Vieira, Alexandre Capatto,
Fabrício Umbelino, Marcus Souto, Gabriel Skinner, Robinho, Lula (não o
ex-presidente), Edu Pesce e ao grande e genial Pedro Morgado (in memorian).
Sempre tive o apoio de Pedro Grendene, presidente do conselho da Vulcabras|azaleia, para grandes realizações
no Flamengo.
Também tive o privilégio de trabalhar com uma
equipe fantástica de comunicação e PR, que é a Vipcomm Assessoria de Imprensa.
O trabalho da agência, comandada pelo Ricardo Ribeiro e Cláudia David, permitiu
colocar a marca Flamengo/Olympikus nos principais veículos de mídia do país
diariamente.
Hoje não trabalho mais na Olympikus. Depois de 14
anos na Vulcabras, a dona da marca, assumi novos desafios profissionais. Mas
faço parte dessa história de sucesso. Conquistei muitos amigos durante os anos
que atendi o Flamengo: jogadores, funcionários, diretores, conselheiros, etc.
Sem contar a imprensa e os blogueiros. Muitos têm o número do meu celular e me
ligam até hoje, seja para bater papo ou simplesmente para perguntar a minha
“opinião” sobre assuntos relacionados ao Flamengo… e também falamos até de
assuntos mais pessoais, como as zonas de conflitos no Oriente Médio ou mesmo
sobre o meu Palmeiras!
Mas como diz o título desse texto, não sou e nem
quero ser “parceiro” do Flamengo e dos flamenguistas. A palavra “parceria” é
muito pequena pelo tamanho do que isso significa. Qualquer “parceria” começa e
acaba, como um patrocínio, mas eu prefiro usar a palavra “relacionamento”, que
pode durar por uma vida toda.
Digo com orgulho que tive o privilégio de fazer
parte de um ciclo muito bonito que se encerra!
Desejo muita sorte ao Flamengo, aos torcedores, ao
presidente, diretoria, funcionários, conselheiros, colaboradores e todos
aqueles que têm algum envolvimento com o “Maior do Mundo”. E também desejo que
o novo fornecedor de material esportivo ame o clube como nós também aprendemos
a amar. Afinal, o FLAMENGO merece!
Tullio Formicola Filho, 49 anos, é executivo de
marketing e foi o responsável por levar a Olympikus para o Flamengo em 2009.
Ele também foi responsável pelas ações de marketing junto ao clube e aos
torcedores. Atualmente é presidente de uma companhia norte-americana para o
Brasil e América Latina.
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