A
Itaipava, cervejaria do Grupo Petrópolis, comprou os naming rights de
dois dos estádios que serão usados na Copa das Confederações de 2013 e na Copa
do Mundo do ano seguinte. As duas apresentações tiveram um intervalo superior a
um mês. Nesse período, o principal aprendizado que a empresa teve foi montar um
projeto simples para ações de ativação no interior do aparato.
“Nós
recebemos uma proposta para fazer as caxirolas, por exemplo, mas preferimos
optar por um modelo mais simples de ativação. Acho que esse foi o grande
aprendizado”, explicou Douglas Costa, diretor de mercado do Grupo Petrópolis.
A
companhia comprou os naming rights da Itaipava Arena Fonte Nova,
inaugurada no início de abril, e da Itaipava Arena Pernambuco, cujo primeiro
jogo será realizado nesta quarta-feira. Os dois contratos têm dez anos de
duração, e o Grupo Petrópolis investirá R$ 100 milhões em cada.
Em
Salvador, o estádio foi plataforma de lançamento para as caxirolas, instrumentos
musicais criados pelo compositor Carlinhos Brown e encampados pelo governo
federal como artefatos oficiais para a Copa do Mundo de 2014.
O
compositor e os sócios esperavam vender 50 milhões dos chocalhos. No dia 29 de
abril, porém, torcedores arremessaram as caxirolas no gramado durante um
clássico entre Bahia e Vitória, realizado no estádio.
O
primeiro jogo da Itaipava Arena Pernambuco será realizado nesta quarta-feira,
num amistoso entre Náutico e Sporting Lisboa. A despeito do exemplo ruim de
Salvador, a Itaipava deve distribuir brindes para o público que for ao estádio.
O
trabalho sobre o nome também será diferente entre as duas arenas. “Aqui em
Pernambuco estamos falando de um estádio novo, e lá a marca Fonte Nova já
estava consolidada. São estratégias diferentes”, explicou Costa.
Fonte: GUILHERME COSTA Da Máquina do Esporte, em Recife (PE)
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