Em
dois meses, iniciativa ultrapassou os 22 mil adeptos
Clube
ocupa a sétima posição entre os projetos deste tipo no Brasil
No
Rio, rubro-negro lidera esse quesito
RIO
- Em seus dois primeiros meses, o programa Sócio-Torcedor do Flamengo
ultrapassou os 22 mil adeptos, alcançou a sétima posição entre os projetos do
tipo mantidos por clubes brasileiros e assumiu a liderança entre os cariocas no
segmento. De acordo com o Movimento Por Um Futebol Melhor, que reúne empresas
parceiras do projeto, esses torcedores estão proporcionando receita de R$ 12,5
milhões ao rubro-negro.
Divulgados
na terça-feira, os números ainda são tímidos diante da expectativa do clube
feitas no dia de lançamento do programa, quando projetou mais de 200 mil sócios
já no primeiro ano e receita de R$ 300 milhões. Ao anunciar a contratação do
centroavante Marcelo Moreno, há duas semanas, o vice-presidente de futebol,
Wallim Vasconcelos, afirmou que o reforço chegara graças à participação dos
sócios-torcedores.
De
acordo com o Movimento Por Um Futebol Melhor, o número total de associados de
clubes subiu de 157,8 mil para 465,2 mil desde a criação do projeto, há quatro
meses, o que significa uma injeção de R$ 50 milhões anuais nos clubes
participantes.
Com
R$ 16,1 milhões, o Cruzeiro foi o time que mais faturou no período. O segundo
foi o Flamengo, com R$ 12,5 milhões. Depois, vieram São Paulo (R$ 8,4 milhões),
Palmeiras (R$ 7,7 milhões), Atlético-MG (R$ 4,8 milhões), Fluminense (R$ 2,9
milhões), Corinthians (R$ 2,5 milhões), Botafogo (R$ 1,9 milhão), Ponte Preta
(R$ 1,7 milhão) e Santos (R$ 1,5 milhão). O Vasco está com seu projeto em
reformulação.
Em
número de adeptos, os clubes do Rio ainda estão longe dos principais programas
do tipo no país. Na liderança, está o Inter com 82.924 integrantes; o Grêmio
tem 71.909; o Corinthians, 51.878; e o Cruzeiro, 27.775. Entre os clubes de
menor torcida, o destaque é o Joinville, que disputa a Série B e tem 7.913.
Fonte:
O Globo
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