sábado, 25 de fevereiro de 2012

Através de estudo, Corinthians revê tática da poderoso timão


Rede de lojas franqueadas do Corinthians

A Poderoso Timão, rede de lojas controlada pelo Corinthians, ganha uma nova tática de vendas que pretende elevar o faturamento da marca em até 15% este ano. O plano é direcionar os esforços de marketing entre os meses de janeiro e março, período mais fraco do ano nas vendas de vestuário, que responde por 80% da receita da marca. Em entrevista publicada na edição dessa quinta-feira, 23, pelo jornal Valor Econômico, Caio Augusto Campos, gerente de marketing do Corinthians, afirma que os meses de “janeiro e fevereiro vão concentrar o maior número de campanhas nas lojas.

Estudo elaborado pelo departamento de marketing do clube mostra as lojas mais rentáveis e os períodos de oscilação das vendas. A ideia é reformular a estratégia em relação a promoções e ações de marketing e melhorar o planejamento dos estoques de cada unidade. A meta é aumentar o faturamento da Poderoso Timão entre 10% e 15% este ano, direcionando as ações publicitárias para os meses de queda nas vendas.

Um dos fatores que o estudo considera é a proximidade entre as lojas. A rede pertence ao Corinthians, que pode não renovar contratos, caso avalie que uma unidade está atrapalhando a outra.

As vendas da Poderoso Timão renderam aproximadamente R$ 6,5 milhões de receita para os cofres do Corinthians em 2011. As vendas brutas das 109 lojas somaram cerca de R$ 93 milhões no ano passado. Em 2009, a receita média mensal da rede foi de R$ 3,2 milhões; em 2010, de R$ 6,7 milhões; e em 2011, de R$ 7,7 milhões.

Os meses de janeiro, fevereiro e março são os piores para a categoria de vestuário, que representa 80% das vendas da rede. Nessa época, a receita com vendas cai 17,5%, 28,4% e 9,5%, respectivamente, na comparação com a média geral do segmento durante o ano. Por outro lado, a demanda dispara em outubro (24,8%), novembro (13%) e dezembro (138,5%) – época de fim do Campeonato Brasileiro e quando o 13° salário ajuda a fazer as compras de Natal. A estimativa foi feita com base na sazonalidade média do varejo.

Com esses dados no papel, o clube está reavaliando os investimentos que normalmente faz no último trimestre de cada ano. “Vamos otimizar a receita. Janeiro e fevereiro vão concentrar o maior número de campanhas nas lojas”, diz Caio Augusto Campos, gerente de marketing do Corinthians.

No ano passado, o Corinthians faturou cerca de R$ 290 milhões, acima dos R$ 212 milhões registrados em 2010 (sendo 26% proveniente de cotas de TV, a principal fonte de renda, seguida por 22% em patrocínio e publicidade). O clube tem em torno de 850 funcionários, 21 mil sócios e 14 modalidades esportivas.

Campos lembra que o clube começou a profissionalizar a gestão em 2007, quando o economista Luís Paulo Rosenberg assumiu a diretoria de marketing – em 11 de fevereiro de 2012, foi eleito primeiro vice-presidente do clube. “Naquela época, não teríamos condição de fazer um relatório como esse. O Luís Paulo pegou o clube em uma situação tão grave, que não dava para fazer isso”, diz Campos.

O primeiro passo foi montar um banco de dados para registrar tudo o que envolvia o clube, desde entrada e saída de jogadores até venda de chaveiros. As informações foram unificadas e o Corinthians investiu em um software potente. Agora, planeja fazer estudos sobre outros projetos como o do Fiel Torcedor (cartão que facilita a compra de ingressos para os jogos) e o da TV Corinthians.

A primeira loja da Poderoso Timão foi aberta em outubro de 2008 no CenterVale Shopping, em São José dos Campos. No total, a marca tem 1.800 produtos licenciados.

Fonte: Valor Econômico/Maquina do esporte

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