A
primeira reunião entre homens de marketing dos principais clubes do país, feita
pelo G4 Paulista na última segunda-feira em São Paulo, terminou com cenário
contraditório. Por parte de Grêmio e Internacional, a criação de uma entidade
que os represente comercialmente junto a cariocas, paulistas e mineiros é
bastante promissora. Mas cariocas boicotaram o encontro e colocam a ideia em
risco.
Dos
quatro grandes clubes do Rio de Janeiro, só Idel Halfen, vice-presidente de
marketing do Fluminense, aceitou o convite e viajou a São Paulo para conhecer o
projeto. Flamengo, Vasco e Botafogo não enviaram nenhum representante para o
encontro, justamente quando a direção da entidade paulista esperava deles o
comprometimento em criar inicialmente um G4 Carioca e posteriormente um G12,
com todos.
De
Minas Gerais, apenas o Cruzeiro compareceu à reunião, com Marcone Barbosa,
diretor de marketing da equipe celeste. O Atlético-MG, assim como os três
cariocas, também não se preocupou em enviar alguém. No caso dos atleticanos,
não há nem um departamento de marketing que pudesse ser representado na
ocasião, mas Eduardo Maluf, diretor de futebol alvinegro, foi convidado para
conhecer o projeto.
"O
Idel prometeu levar a ideia para os outros três, e o Marcone para o Atlético-MG.
Passamos todo o dia debatendo pontos fortes e sensíveis dos clubes, uma análise
completa do mercado e da força dos clubes. O G12 teria 84% da torcida
brasileira, quase 140 milhões de pessoas, e vai acontecer nem que seja com dez
times ou menos", resume José Peres, diretor-executivo do G4 Paulista,
à Máquina do Esporte.
O
Internacional compareceu à reunião com dois nomes: Jorge Avancini, diretor
executivo de marketing, e Adauri Silveira, diretor de marketing. O Grêmio levou
Paulo César Verardi, também diretor de marketing, para São Paulo, e as
impressões dos gaúchos foram ótimas. "O Rio Grande do Sul deixou
praticamente fechada a criação de uma entidade para representar a todos
comercialmente", completa o dirigente.
O
próximo encontro deverá acontecer em meados de junho próximo, segundo Peres,
para que as ideias sejam aprofundadas e um virtual órgão ganhe força. O
otimismo por parte do homem-forte do G4 Paulista é tanto que, tão logo a
criação de um grupo que abrace outros Estados seja concluída, o plano é
expandir o modelo para toda a América do Sul, ao incluir clubes como Boca
Juniors e River Plate.
Fonte:
RODRIGO CAPELO Da Máquina do Esporte, São Paulo - SP
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