Por:
Erich Beting
Sábado,
21h, estádio do Pacaembu. Quase 27 mil torcedores estiveram presentes para
assistir à vitória do Corinthians sobre o Grêmio. O roteiro é mais ou menos o
mesmo em todos os jogos do clube paulista neste Brasileirão. Em média, são
cerca de 20 mil torcedores por partida do clube, que não almeja o título e está
nas posições intermediárias da tabela.
O
curioso é que, no sábado à noite, o público do Corinthians foi exatamente
metade daquele que, no dia anterior, feriadão de 7 de setembro à tarde, a
seleção brasileira teve no estádio do Morumbi.
O
que faz o Corinthians, hoje, ter uma presença de público diferenciada em
relação aos outros clubes do país? Além, claro, da boa fase do time, campeão da
Copa Santander Libertadores e a três meses da disputa do Mundial de Clubes,
está uma série de outros fatores que leva o torcedor a ter interesse em deixar
a comodidade do lar e ir atrás do entretenimento dentro de campo.
O
primeiro passo dado pelo clube para isso é tornar a venda de ingressos
praticamente online. É raro ver, hoje, partida do Corinthians com ingressos
disponíveis para comercialização no dia da partida. No estádio do Pacaembu,
aliás, as bilheterias fecham com horas de antecedência para o início do jogo.
Isso
já inibe o fator imprevisibilidade, que é o torcedor deixar para decidir-se
pela compra apenas uma ou duas horas antes de a partida começar. Ou seja, se o
dia está com muito sol, o futebol facilmente perde para a praia, a piscina,
etc. Isso sem falar no cinema com a família, no churrasco com os amigos e
quetais.
Outro
importante movimento que a diretoria alvinegra fez foi incentivar de forma
inteligente o sistema de sócio-torcedor. Apesar de ainda ter como maior
benefício apenas a compra de ingresso (algo que desde sempre critiquei aqui no
blog), o Corinthians conseguiu fazer desse limão uma limonada. Ter a facilidade
na aquisição de bilhetes, premiando aqueles que forem mais frequentemente ao
estádio, foi a sacada mais genial do “Fiel Torcedor”. Isso incentiva o
torcedor a ir ao jogo e a comprar antecipadamente o bilhete.
Mais
um ponto fundamental foi a valoração do ingresso. Neste Brasileirão, as
entradas variam de R$ 30 a R$ 180, sendo que essa última categoria de bilhete
ainda dá direito a um traslado gratuito do torcedor para o estádio, um componente
que sem dúvida faz valer o preço da comodidade.
No
final das contas, o Corinthians acaba aumentando a arrecadação em bilheteria ao
tocar num ponto fundamental. Ele criou facilidades para que o torcedor consiga
ter acesso fácil ao ingresso e, também de forma importante, faz com que a ida
ao estádio seja um programa legal de ser feito e com o sentimento de que é algo
importante na vida do torcedor.
Isso
dá trabalho e demanda investimento (dos mais variados tipos, passando pela
qualificação de funcionários até chegar na alta tecnologia para formar o
sistema de venda de bilhetes). Mas o resultado é claro. O Timão, hoje, é o
clube que mais arrecada em bilheteria no Brasil e, mais do que isso, é o que
mais leva torcedor ao estádio na proporção de taxa de ocupação dos assentos
disponíveis.
Ganhar
a Libertadores ajuda, é claro, mas a paixão do torcedor e a vontade de ir ao
jogo independe dos títulos. A seleção brasileira, tão maltratada ultimamente
pelo público, que o diga.
Fonte: Erich Beting
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