(Foto: Alexandre Vidal / Fla Imagem) |
Na
coletiva marcada para apresentar o balanço dos 100 primeiros dias da nova
gestão do Flamengo, uma das marcas que estava nos backdrops – fundo usado
em entrevistas – era a da agência de publicidade Draftfcb. Foi suficiente
para que alguns flamenguistas questionassem, em redes sociais, por que um novo
logotipo foi inserido sem qualquer anúncio oficial.
A
desconfiança dos torcedores aumentou quando souberam que Gustavo Oliveira,
vice-presidente de comunicação do Flamengo, é também vice-presidente de
operações e atendimento da Draftfcb.
Marcela
de Miranda, uma torcedora, redigiu um longo texto, publicado em uma página de
fãs do time no Facebook, para criticar a inserção da marca e contar que entrou
em contato com a ouvidoria do clube para questionar o logotipo na placa.
“Espero que a diretoria explique esta parceria no mínimo constrangedora”,
completou Bruno Fernandes Andrade, outro torcedor.
Ao NEGÓCIOS
FC, Oliveira explicou que a inserção da marca nos backdrops foi uma
“delicadeza” do departamento de marketing do Flamengo, comandado por Luiz
Eduardo Baptista, em compensação a um serviço que a agência de publicidade
prestou ao fazer o cadastro prévio de torcedores para o programa de
sócios-torcedores que o clube lançou.
“O
marketing foi simpático em colocar a marca da Draftfcb por um período por todo
o trabalho enorme que fizemos de graça para o Flamengo. Mas já estou tirando a
marca. Não por causa da crítica, porque a marca já iria sair mesmo. Foi uma
delicadeza do marketing”, conta Oliveira.
A
agência de publicidade, como trabalha diretamente com outras empresas, e não
com torcedores do Flamengo, não teria nenhum grande benefício em ter a marca
exposta nos backrops, de acordo com ele. “O serviço que fizemos sairia muito
caro. Isso me deixou chateado”, lamenta.
Fonte:
POR RODRIGO CAPELO | FUTEBOL - NEGÓCIOS FC
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