segunda-feira, 5 de março de 2012

Copa do Brasil – A copa de 1,5 bilhão de reais


Segunda competição nacional em importância, a Copa do Brasil vale sobretudo por classificar seu campeão para a Copa Libertadors e tem um caráter completamente distinto do Campeonato Brasileiro. Nos últimos anos ela tem sido prejudicada em sua disputa pela ausência de até seis dos principais clubes brasileiros, disputando a Copa Libertadores. Isso inclui, sempre, o seu próprio campeão.

Feita essa consideração inicial, vocês tomarão conhecimento a partir de agora de mais um estudo da Pluri Consultoria, que mostrará, nessa primeira parte, uma visão geral da Copa do Brasil, o valor de mercado de seus participantes, sua inserção no conjunto de competições do Brasil e do continente, entre outros aspectos interessantes.

Panorama geral

A Copa do Brasil é a quarta competição mais valiosa de que participam os clubes brasileiros regularmente, com um valor total de mercado de 1,5 bilhão de reais para seus 64 participantes. Então, não são considerados aqui o Campeonato Argentino e o Mundial de Clubes, pois do primeiro os nossos clubes não participam, como é óbvio, e do segundo não o fazem regularmente.

A partir da edição 2013 ela voltará a contar com a participação dos clubes brasileiros que também disputam a Copa Libertadores. Com isso, seu valor de mercado terá um pulo de mais ou menos 1 bilhão de reais, o que poderá deixá-la como a competição mais valiosa do continente, superando a própria copa continental e o Brasileiro da Série A.

De um oposto para o outro: o valor médio de mercado de seus participantes é baixo, inferior até ao valor médio dos clubes que disputam o Campeonato Mineiro. O número de 23,7 milhões de reais por equipe é quase cinco vezes menor que a média dos participantes do Brasileiro da Série A.

Com seu caráter de copa abrangente, a Copa do Brasil é a competição mais democrática do Brasil, mas é, também, a que apresenta os maiores desequilíbrios entre seus participantes, como, por sinal, costuma ocorrer com as copas nacionais. Como comparativo, o elenco do São Paulo, o mais valioso, é 233 vezes mais valioso que o elenco do Real de Roraima, o menos valioso. No Brasileiro de 2011 essa diferença foi de 14,4 vezes, apenas.

 




































São Paulo é o estado com maior número de participantes: 6; logo depois vêm Minas Gerais e Paraná, com 4 times cada um. Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Bahia, Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte e Pará têm 3 clubes cada um.


Considerando os valores de mercado, a liderança paulista é ainda maior: 28% do total. Minas Gerais com 16% e Rio Grande do Sul com 11% vêm na sequência, e depois Rio de Janeiro com 9% e Paraná com 8%. Somados, os vinte times dos cinco estados – 31% do número de equipes – com maior participação no valor de mercado, representam 71% do valor total da competição.

Esses mesmos cinco estados têm 98 milhões de habitantes, equivalente a 51% da população brasileira, e um PIB de 2,1 trilhões de reais, equivalente a 66% do PIB brasileiro.
Como podemos ver, números e relações bem típicos do Brasil e seus desequilíbrios.

 Fonte: Por Emerson Gonçalves / olhar crônico esportivo / Globoesporte.com

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