Patrocinadora de categorias
de automobilismo há várias temporadas, a Mobil acertou aporte ao Flamengo no
início desta temporada, como forma de resolver pendência judicial e aproveitar
a oportunidade para entender como funciona o futebol. Alguns meses depois, a
ideia da marca de lubrificantes automotivos é ativar ambos os investimentos de
modo combinado, com a mescla dos dois ambientes.
A princípio, o piloto Nonô
Figueiredo, da Stock Car, irá visitar o centro de treinamento flamenguista no
Rio de Janeiro. Depois, a proposta é levar um jogador de futebol que compõem o
atual elenco da equipe rubro-negra para testar um dos carros de corrida usados
na categoria. "Faremos uma ativação conjunta", conta Milena Brito,
gerente de marketing da Mobil, à Máquina do Esporte.
A despeito de valores não
serem divulgados pela companhia, pertencente à Raízen em nível nacional,
estima-se que 25% do orçamento de marketing sejam investidos em esportes a
motor, enquanto outros 22% sejam direcionados para ações de ativação. Comerciais
na televisão, promoções e materiais desenhados para pontos-de-venda são outras
formas que serão exploradas a seguir.
O investimento em
automobilismo é superior, inclusive, ao futebol, por uma singularidade desse
esporte: para a Mobil, ele representa não apenas oportunidade de se atrelar ao
esporte nacional, de ganhar visibilidade para a marca e de gerar
relacionamento, mas também de testar produtos antes de levá-los ao consumidor
final. Por essa razão, a quantia repassada tem sido elevada todos os anos.
Outra ativação prevista é
brincadeira entre Figueiredo e Pietro Fittipaldi, neto de Emerson Fittipaldi
que, aos 15 anos, venceu categoria da Nascar nos Estados Unidos. O garoto é um
dos novos patrocinados pela companhia de lubrificantes, e a ideia é que, bem
como com o futebol, ele e o piloto de Stock Car possam "trocar" de
carros.
Fonte: RODRIGO CAPELO (Da
Máquina do Esporte, São Paulo – SP)
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