O objetivo do governo gabonês é fazer com que o
Gabão seja promovido em países-chaves para o desenvolvimento de novos negócios.
Para isso, a final da CAN, realizada no último domingo, dia 12 de fevereiro,
foi usada para convidar jornalistas de Brasil, China, Coreia do Sul, Espanha,
Estados Unidos, França, Inglaterra e Itália para conhecerem o país.
Jornalistas que cobrem a área de esportes e também
a de economia de alguns dos principais veículos de seus respectivos países
tiveram as despesas com sua viagem pagas pelo governo para que ficassem quatro
dias numa espécie de “imersão” sobre o Gabão.
Visitas ao Estádio da Amizade, a novos hospitais, a
usinas produtoras de energia, a pontos turísticos da cidade e a zonas de
produção de matérias-primas para a indústria foram feitas ao longo de quatro
dias com os jornalistas.
Em meio aos eventos, foi apresentado o plano de
desenvolvimento do Gabão para os próximos quatro anos, em que fica clara a
necessidade de o país formar alianças com outros países para ajudarem na
construção da infraestrutura local.
“Com a Copa Africana de Nações, tínhamos que
construir tudo dentro do tempo. Agora, há mais calma para colocar todo nosso
planejamento em prática”, afirmou Henri Ohayon, diretor geral da Agência
Nacional de Grandes Trabalhos, órgão do governo responsável pelo
desenvolvimento de um plano de crescimento econômico para o país, denominado
“Gabão Emergente”.
Em 2010, o Gabão
recebeu US$ 4 bilhões em investimentos estrangeiros diretos, sendo que os
principais parceiros comerciais para estes negócios foram India, China, Coreia
do Sul e Cingapura. O objetivo do país, agora, é com essas parcerias ampliar os
investimentos em obras de infraestrutura, saúde e educação.
Fonte: ERICH BETING (Da
Máquina do Esporte, Em Libreville, Gabão)
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