domingo, 4 de março de 2012

[OPINIÃO] O marketing de guerra do Corinthians

Santos e São Paulo viram alvo de provocação em camisa do Corinthians; Palmeiras é o próximo.
 Camisas do Corinthians provocam Santos e São Paulo: "Eterno 7 a 1" e "CPF na Nota"

O Departamento de marketing do Corinthians conhecido por excelentes estratégias de marketing esportivo nos últimos anos acaba de promover uma nova iniciativa: o ataque direto aos rivais por meio de estratégias de marketing de guerrilha. O marketing do time alvinegro lançou produtos provocativos em alusão aos seus principais rivais paulistas.

Os dizeres: “Eterno 7 a 1”, em alusão a goleada do Timão sobre o alvinegro da Vila Belmiro em 2005 foi externado como uma provocação direta ao alvinegro praiano, que nos últimos anos tem sido o principal rival nas decisões de títulos dentro do estado. Já contra o São Paulo, o clube utilizou camisas com as estampas provocativas: “CPF na Nota?”, além de um código de barras na frente da camisa foram os dizeres... Atrás da camisa uma foto do estádio Pacaembu e uma mensagem claramente aos são-paulinos: “Volte Sempre”. As camisas custam inicialmente: R$ 49,90.

De acordo com o DP de marketing do Corinthians as estratégias não param por ai, e o próximo alvo do time paulista é seu principal rival no estado: o Palmeiras. Para fazer uma 'homenagem' ao maior rival, o clube lançará um concurso cultural. Assim, os torcedores é que vão escolher a provocação a ser feita para o alviverde.

O sucesso dessas ações irá depender do número de vendas desses respectivos produtos. Não tenho a menor dúvida de que tais estratégias serão muito bem recebidas entre os torcedores do time corintiano. Porém não deixa de ser uma estratégia arriscada, já que tais estratégias podem também ser utilizadas pelos rivais contra o próprio Corinthians através do marketing de guerrilha, já que as principais premissas desse tipo de marketing é atacar e defender-se.

Tais iniciativas de marketing de guerrilha, como a do Corinthians, são novas dentro do marketing esportivo. Porém existem variados exemplos de estratégias parecidas em organizações empresariais do mundo inteiro, como o clássico duelo entre Coca x Pepsi.

Resta saber se tais iniciativas irão vingar no futebol, onde se vende emoção que vai muito além de vender camisas e produtos provocativos.

Texto: Jefferson Gomes
Colaboração: Henrique Xavier Lima

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