Diria até que demorou um
pouco: a Pluri Consultoria, que os leitores conhecem através de vários
trabalhos já postados neste OCE, rebaixou o valor de mercado de Ronaldinho de 7
milhões de euros para 4,5 milhões de euros. Para a empresa, pesou nessa
decisão o fraco desempenho mostrado no Flamengo. Transcrevo, a seguir, a
explicação dada pela consultoria:
“Aos 32 anos, o jogador não
vem conseguindo apresentar no Flamengo o futebol que dele se esperava,
acumulando no clube carioca uma fase de pouco brilho e conquistas, gerando
dúvidas a respeito de seu futuro, em função de seu elevado custo e da
eliminação da Copa Libertadores. Outro fator que pesa na redução de seu valor
de mercado é a dificuldade (também evidenciada neste período no Flamengo), de
se gerar receitas de marketing a partir da presença do jogador, o que diminui
sensivelmente o interesse de futuros parceiros em viabilizar novas operações
desta natureza. Aliado a isso, pesam os frequentes problemas extra-campo.
Adicionalmente, observamos
uma queda sensível de seu prestígio internacional, o que reduz suas opções de
colocação a clubes médios e pequenos da Europa, ou mercados alternativos que
estejam atrás de alguma atenção internacional, como Oriente Médio, China, Índia,
etc. Após valer 70 milhões de Euros em 2007, Ronaldinho Gaúcho está aos poucos,
vendo ser substituída uma IMAG: em de craque e talento raro pela de “baladeiro”
e pouco comprometido com os clubes em que atua. Pode não ser a verdade
absoluta, mas é a percepção, e neste caso conta mais.”
Eu, pessoalmente, na
condição de quem escreve sobre marketing e acredita na força dessa ferramenta
para nossos clubes, fiquei bastante decepcionado com a postura de
Ronaldinho. Esperava muito mais dele, mesmo sabendo que sua personalidade não é
tão afeita às exigências das empresas como é, por exemplo, o caso de Ronaldo e,
hoje mais do que nunca, de Neymar. Em maio de 2009, há três anos, portanto, publiquei
um post nesse OCE muito claro e direto: “Ouse,
Presidente!” Na época, com Dinho (como era chamado em Barcelona) ainda no
Milan, mas já em fase não muito boa, comentou-se que ele estaria voltando para
o Brasil, negociando com o São Paulo, que, dessa forma, daria uma resposta à
contratação de Ronaldo pelo Corinthians. Se acontecesse, tinha certeza então, o
São Paulo, ou qualquer outro clube que o tivesse contratado, teria em
mãos além do excepcional jogador, uma fantástica alavanca para ações de
marketing e exposição da imagem. A negociação, se chegou a ocorrer, chegou a
lugar nenhum e, dois anos depois Ronaldinho voltou, mas para o Flamengo. Já então,
minha crença em Ronaldinho tinha diminuído, diminuído, diminuído…
Nessa altura não há mais
nada, ao menos de minha parte, a acrescentar às palavras dos analistas da
Pluri. Infelizmente, muito infelizmente, sobretudo para a torcida rubronegra,
mas também para o futebol brasileiro e para todos que gostam desse nobre e
apaixonante esporte.
Na sequência, vocês poderão
ver um quadro com os critérios de avaliação e notas dadas ao jogador. É o mesmo
trabalho feito com todos os atletas que em algum momento aparecem nos trabalhos
divulgados pela empresa.
Fonte: Por Emerson Gonçalves
| OCE
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