Quando se fala em
classificação na Libertadores, os clubes brasileiros comemoram a chance de
visibilidade internacional, além de buscar o título e, assim, vaga no Mundial.
No entanto, um item fica à parte das comemorações: a premiação do torneio.
A Libertadores está muito
atrás de seu equivalente europeu no quesito financeiro.
Enquanto no Velho Continente, clubes são
recompensados com grandes cifras só por participar da Liga, os sul-americanos
precisam chegar longe na Libertadores para obterem valores relevantes.
Na Europa, um time que
chega à fase de grupos (são 32) tem garantido 7,2 milhões de euros (R$ 18,1
milhões pela cotação de hoje), mesmo se perder todos os jogos. Se veio das
fases de classificação, o valor aumenta para 9,3 milhões (R$ 23,2 milhões).
E isso é só uma parte dos
ganhos dos clubes que estão na Champions. Há ainda os direitos de TV,
distribuídos pela Uefa de acordo com alguns itens, como relevância do mercado
do país de onde o clube vem e a colocação do mesmo no último campeonato
nacional (na Libertadores a cota de TV está embutida na premiação). Com isso, o
Barcelona, campeão em 2010/11, ganhou mais R$ 118, 8 milhões (cotação do euro
em abril de 2011) só com a TV.
Já na Libertadores, além
do pouco dinheiro distribuído para os clubes, falta transparência: a Conmebol
não divulga nem sequer a cota de TV que os clubes recebem.
Na Europa as cotas não
têm mistérios
A Uefa é transparente em
relação às premiações que dá aos clubes que participam de suas competições. Por
conta da Liga dos Campeões, a organização recebeu em 2010/11 cerca de 1,01 bilhão
de euros (R$ 2,35 bilhões, cotado pelo valor do euro em maio de 2011).
A Uefa dividiu esse valor
em duas partes: 25% (R$ 587,5 milhões) para os cofres da organização; e 75% (R$
1,9 bilhão) para os clubes que jogaram a Liga dos Campeões. Dessa cota, R$ 1,05
bilhão foram em prêmios fixos, relacionados às performances dos times (clique
aqui para ver).
Os outros 341 milhões (R$
859,5 milhões) representaram os ganhos da Uefa em direitos de televisão, também
distribuídos aos times.
Os R$ 859 milhões foram distribuídos de forma a recompensar as equipes cujos mercados internos são mais fortes. Para decidir quanto cada time deve levar, a Uefa leva em conta três fatores: o tamanho do mercado televisivo do país do time que compete no torneio, a posição da equipe na último campeonato nacional e o número de partidas disputadas na Liga.
Com isso, os ingleses,
pelo tamanho do mercado interno que o país tem, levam a melhor (veja quadro ao
lado). Em 2010/11, por exemplo, o Manchester United acabou ganhando mais que o
Barcelona, por ser inglês, ter sido campeão da Premier League e ter chegado ao
vice-campeonato europeu. Assim, enquanto o Barça recebeu da TV o valor de 20,33
milhões de euros (ou R$ 47,36 milhões na cotação de maio de 2011) o United
levou 25,9 milhões de euros (R$ 60,35 milhões).
Times que vêm de países
menos tradicionais tem fatias menores dos direitos de TV, mesmo fazendo boas
campanhas na Champions.
MANCHESTER UNITED 10/11
Bônus na fase de grupos - R$ 9,1 milhões
Bônus/jogo (fase grupos) - R$ 7,7 milhões Performance (fase grupos) -R$ 9,33 milhões: 4 vitórias (R$ 7,5 milhões) e 2 empates (R$ 1,8 milhões) Bônus das oitavas - R$ 6,99 milhões Bônus das quartas - R$ 7,68 milhões Bônus das semis - R$ 9,78 milhões Bônus do vice-campeão - R$ 13,5 milhões Direitos de TV - R$ 60,3 milhões Total -R$ 124,4 milhões |
BARCELONA 10/11
Bônus na fase de grupos - R$ 9,1 milhões
Bônus/jogo (fase grupos) - R$ 7,7 milhões Performance (fase grupos) -R$ 9,33 milhões: 4 vitórias (R$ 7,5 milhões) e 2 empates (R$ 1,8 milhões) Bônus das oitavas - R$ 6,99 milhões Bônus das quartas - R$ 7,68 milhões Bônus das semis - R$ 9,78 milhões Bônus do campeão - R$ 21 milhões Direitos de TV - R$ 47,3 milhões Total - R$ 118,8 milhões |
SANTOS 2011
Bônus na fase de grupos- R$ 1 milhão
Cota anunciantes/jogo (fase grupos)- R$ 97,2 mil Bônus das oitavas-R$ 486 mil Cota anunciantes/oitavas-R$ 97,4 mil Bônus das quartas-R$ 616 mil Cota anunciantes/quartas-R$ 130 mil Bônus das semis-R$ 844 mil Cota anunciantes/semis-R$ 162,2 mil Bônus do campeão-R$ 3,75 milhões Cota anunciantes/final- R$ 162,2 mil Total- R$ 7,34 milhões |
Não bastassem os valores
bilionários cedidos aos principais clubes europeus que participam da Liga dos
Campeões, a Uefa anunciou ontem que deve aumentar em ate 15% o valor
distribuído, tanto em premiações fixas como aqueles valores que dependem das
performances dos clubes.
Acabando com as
negociações para o próximo triênio 2012/15, a organização europeia espera um
aumento do fluxo financeiro, que deve vir tanto do aumento dos contratos
renovados, como de novos compromissos assinados para esse período.
Com isso, prevê David
Taylor, chefe executivo da Uefa, os clubes poderão receber até 15% a mais nos
próximos anos:
– A Liga dos Campeões é um
item indispensável para as grandes emissoras. Temos visto um crescimento do
interesse em países fora da Europa, como o Brasil e algumas partes da Ásia –
comentou, à Agência AP.
Liga Europa dá banho na Libertadores
Não é só a Liga dos
Campeões que tem valores de premiação bastante superiores à Libertadores. A
Liga Europa, equivalente europeu à Copa Sul-Americana, também chega na frente
dos sul-americanos no quesito financeiro.
O torneio distribui as
premiações de forma semelhante à Liga dos Campeões, apenas com valores mais
modestos
No fim das contas, o campeão da Liga Europa ganha cerca de R$ 15 milhões, valor 100% superior ao pago ao campeão sul-americano.
No fim das contas, o campeão da Liga Europa ganha cerca de R$ 15 milhões, valor 100% superior ao pago ao campeão sul-americano.
A Liga Europa também permite a entrada de times eliminados precocemente na Liga dos Campeões. Os times que ficaram em terceiro lugar na fase de grupos vão à primeira fase eliminatória da Liga Europa. Esses times normalmente recebem valores ainda maiores do que o campeão.
Conmebol não divulga números
Enquanto a Uefa divulga os
valores cedidos aos clubes da Liga dos Campeões em seu site oficial, na
Conmebol os números parecem ser segredos de estado.
A entidade sul-americana
não divulga os valores dos patrocínios e dos direitos de televisão da
Libertadores, de modo que os clubes não sabem o quanto dessa fatia é destinado
a eles, que fazem o espetáculo.
A premiação, que é
divulgada sob consulta de jornalistas, difere do que os clubes recebem.
Ao ser indagada pela
reportagem do LANCE!NET, a Conmebol explica que a discrepância
se deve ao dinheiro extra que é dado pelos direitos de televisão, cujos números
não são cedidos pela organização. A assessoria de imprensa da Conmebol declarou
apenas que o valor é irrisório, diferentemente do que é dado pela Uefa às
equipes europeias que jogam a Liga dos Campeões.
COM A PALAVRA
Amir Somoggi
Especialista em marketing esportivo
O abismo entre a Liga dos
Campeões e a Libertadores é imenso. Os valores dados aos clubes europeus são
inalcançáveis pela Conmebol. No entanto, a organização pode muito bem
incrementar esses valores.
Há algo errado nessa
equação. Ou a Conmebol ganha muito de seus patrocinadores, como o Banco
Santander e a Fox Sports, e não faz essa distribuição de forma justa para os
clubes ou a organização não tem capacidade para extrair mais da marca
Libertadores, que tem muito valor no mercado.
O problema para os clubes é
que não há transparência por parte da Conmebol. Ela deveria incluir os clubes
na conversa e os mesmos poderiam ajudar na reivindicação de melhores valores
nos patrocínios e em relação aos direitos de TV.
Fonte: LANCENET! Diário LANCE!
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