Obras no estádio do Corinthians: dentro do cronograma (Foto: Divulgação/Odebrecht) |
Vender o naming right da
arena do Corinthians não será como vender um patrocínio para a camisa do clube.
Para o novo diretor de marketing do time, Ivan Marques, o departamento terá que
se preparar para uma negociação específica e mais complexa que o comum.
Em entrevista exclusiva
, Marques ressaltou que é necessário entender esse mercado, pouco desenvolvido
no Brasil, para conseguir fazer a melhor associação possível com a marca que
irá gastar o alto valor. “É preciso que exista uma fórmula muito bem endossada
para trabalhar estádio, que está em processo para que o clube consiga um maior
contrato, com maior fidelização”, afirmou.
O Corinthians conta com o
valor do naming right para chegar próximo ao valor total que o clube
gastará com o seu estádio. Para isso, espera ganhar R$ 350 milhões nos próximos
15 anos com um contrato que dê o nome da empresa ao futuro local de jogo do
time, além de uma série de direitos de ativação, incluídos em um patrocínio
desse porte.
Para definir propriedades
comerciais da arena, o clube já contratou a agência FanClub, que definiu 80
possibilidades de negócios, desde parcerias para iluminação ao próprio naming
right. A expectativa do Corinthians é lucrar no mínimo R$ 80 milhões anuais com
a arena em pleno funcionamento.
Fonte: DUDA LOPES (Da
Máquina do Esporte, São Paulo – SP)
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