Potencial de Consumo das
Torcidas Brasileiras – Parte I – Tamanho e Distribuição Geográfica das
Principais Torcidas
Essa é a primeira parte de
um trabalho de muito fôlego da Pluri Consultoria. Para saciar a curiosidade de
todos, sempre gigantesca quando se fala em tamanhos de torcidas, vou postar as
principais tabelas e conclusões dessa pesquisa. Em seguida, em outro post,
comentarei sobre os objetivos desse estudo sobre potencial de consumo.
A Pesquisa
Os trabalhos de campo, ou
seja, as entrevistas, foram realizados durante o mês de janeiro último.
Partindo da base de dados do IBGE, foram selecionados 144 municípios brasileiros,
em todas as regiões, que dão uma excelente visão do país em termos de
composição da população.
O número de entrevistados e
base dessa pesquisa foi de 10.545 pessoas, maiores de 14 anos (uma
faixa interessante; as pesquisas Lance/IBOPE cobrem a partir de 10 anos e as
pesquisas Datafolha a partir de 16 anos), com 53% de entrevistados do sexo
feminino e 47% masculino, com margem de erro de 2,4%. Cada entrevistado só pôde
dizer o nome de um clube de preferência.
O foco da pesquisa esteve
voltado para a qualificação do torcedor em termos geográficos e
sócio-econômicos, permitindo estimar renda total e potencial de consumo.
Vamos, então às principais
tabelas que resultaram da pesquisa e algumas considerações iniciais sobre as
torcidas.
Para a Pluri,
considerando-se a margem de erro do trabalho, mantém-se a tendência de relativo
equilíbrio entre as torcidas do Flamengo e do Corinthians, fato que vem sendo
observado nas diversas pesquisas dos últimos anos.
Os pesquisadores
impressionaram-se com o percentual de 21% dos brasileiros que declaram não ter
preferência por nenhum clube ou pelo futebol. Esse número, todavia, é bastante
consistente com o que foi obtido em outros trabalhos no decorrer dos últimos
vinte anos.
A Pluri fez uma inovação em
sua análise, agrupando e dividindo as torcidas em seis grandes grupos, o que
demonstra razoável concentração de torcedores. As 10 maiores torcidas congregam
62% da população brasileira:
Em outros números, 120
milhões torcem para os 10 times de maior torcida, 22 milhões torcem para os 20
clubes seguintes, sobrando 9 milhões de pessoas torcendo para os demais 29.178
(dado da FIFA) clubes que existem no país.
Fonte: Olhar Crônico Esportivo - Pluri consultoria
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