sexta-feira, 2 de março de 2012

Por patrocínios, Flamengo se abre a agências globais


Flamengo conversas com agências estrangeiras

A busca do Flamengo por novos patrocínios, em especial o patrocínio máster, não se limita ao território brasileiro. Após encerrar o contrato de exclusividade que o clube mantinha com a Traffic, a diretoria do time carioca tem apostado em outras agências interessadas em fazer a captação de suporte, e nem sempre elas são brasileiras.

Quando iniciou a busca por patrocínio sem a Traffic, no início deste ano, o Flamengo recebeu propostas de agências globais para que elas buscassem empresas fora do país. O clube aceitou então essa condição e formulou novos termos para as companhias interessadas, com o valor em dólar e mais alto do que o oferecido no Brasil.

Com as agências, a ideia do Flamengo é conseguir um suporte oriundo das matrizes de empresas multinacionais, que possam ativar o patrocínio globalmente. O modelo seria então diferente de outros contratos com companhias globais assinados no futebol brasileiro e abriria uma nova modalidade no país.

O Palmeiras, por exemplo, acertou neste ano um patrocínio com a Kia Motors, empresa sul-coreana. O contrato assinado, no entanto, não foi feito com a matriz, e sim com a filial no país. As ativações de marca, portanto, se limitam ao território brasileiro.

O Flamengo também estabeleceu um modelo de negócio para que não haja conflito de interesses entre as empresas envolvidas nas conversas. Como não há mais exclusividade, diversas agências têm entrado em contato com o clube. Para que nenhuma delas se cruzem nas negociações, uma exclusividade provisória é definida.

Quando uma determinada agência se apresenta ao Flamengo, o clube pede o nome da empresa possivelmente interessada no clube. Por 30 dias, apenas essa agência poderá negociar com a marca apresentada. A tática tem sido usada para as negociações no Brasil e no exterior.

Atualmente, o Flamengo conta com o suporte do BMG nas magas, a TIM nos números e a Mobil na barra traseira da camisa. Em janeiro, o clube finalizou o plano para patrocínio ao clube, definindo propriedades no uniforme que variam de R$ 3 milhões a R$ 20 milhões.
  
Fonte: DUDA LOPES (Da Máquina do Esporte, São Paulo – SP)

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