Quando o Cruzeiro
desembarcou no Acre no início deste mês, para enfrentar o Rio Branco-AC,
encontrou a própria escolinha utilizando materiais com muito mais detalhes em
brancos do que azuis. Esse é um entrave, na visão da cúpula celeste, na
nacionalização da marca do clube e conseguir expandir as fronteiras em termos
de mercado, isto é, torcedores dispostos a consumir produtos cruzeirenses.
"Nós precisamos crescer
em cidades fora de Minas Gerais, e a primeira coisa que pensamos em fazer é
formatar melhor as escolinhas do Cruzeiro", prevê Marcone Barbosa, diretor
de marketing da equipe. "A ideia é que haja um manual de franquia, uma
padronização visual, maneiras de contar a história do clube, tocar o hino,
levar o mascote, para que saibam quem somos e torçam por nós".
A expansão das escolinhas
também tem um efeito direto nas finanças da equipe, pois, sob o modelo de
franquias, são pagos royalties pelo uso da marca cruzeirense. Ainda
há, por outro lado, efeito positivo no crescimento da torcida como um todo,
pois os garotos que jogam nesses locais são justamente aqueles que têm entre
cinco e 12 anos, idade tida por Barbosa como ideal para trabalhar o time.
Não há muitas pesquisas
exatas nesse sentido, mas o Cruzeiro supõe, com base em estudos feitos pelo
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que tem cerca de oito
milhões de torcedores, seis milhões deles somente em Minas. "Dentro do
Estado nós temos uma marca consolidada, torcida, cobertura da mídia, mas fora
dele ainda precisamos nos potencializar em termos de mercado", diz.
Os efeitos dessa estratégia
de se aproximar das crianças com as escolinhas, e como consequência aumentar o
alcance do clube no país, serão obtidos somente em médio e longo prazos, de acordo
com o diretor de marketing. "A partir do ano que vem começaremos a ter
mais retorno, e também dependemos da performance do time em campo para
conseguir ser bem sucedidos", finaliza o dirigente.
Fonte: RODRIGO CAPELO (Da
Máquina do Esporte, São Paulo – SP)
Nenhum comentário:
Postar um comentário