Valores inferiores a estádio irão facilitar venda, segundo diretor |
Os centros de treinamento
Alvorada, Parque do Gigante e um terceiro, atualmente em construção, devem ser
renomeados em breve, pelo menos no que depender do Internacional. A equipe
gaúcha está em busca de empresas dispostas a comprar os naming rights desses
locais, em um negócio inédito na elite do futebol brasileiro. As negociações,
entretanto, ainda estão em estágio bastante inicial.
Na última semana, estiveram
em São Paulo Jorge Avancini, diretor executivo de marketing; Adauri Silveira,
diretor de marketing; e Luciano Davi, vice-presidente de serviços
especializados, todos eles dirigentes do clube colorado. O intuito era
acompanhar a partida contra o Santos, reunir-se com a Nike para elaborar o
primeiro relatório de avaliação da parceria, e aproveitou-se para falar do
projeto.
"Quando se fala em um
estádio, acho muito difícil, porque as transmissões só vão citar o nome da
empresa se ela também for anunciante da TV, e também é difícil mudar a cabeça
da torcida, de algo consagrado. Agora, quando a área é nova, um centro de
treinamento, com valores diferentes, temos muito mais chances", analisa
Avancini, que também visitou a Ambev e a PepsiCo.
Ainda não há detalhes sobre
como seria um contrato para essas dependências. O Internacional já tem em mente
os valores que serão pedidos pelos nomes, mas esses números permanecerão
"sigilosos" por enquanto, segundo o dirigente. A duração do contrato
também é outro ponto a ser definido, mas todas essas características irão
depender das ofertas que chegarem aos diretores colorados.
Outra possibilidade
especulada por Avancini é incluir a cessão dessesnaming rights em
negócios via Lei de Incentivo, tanto do Ministério do Esporte, algo mais
provável, quanto do Ministério da Cultura. "Essas são questões que devemos
avaliar, e partir daí iremos montar um modelo novo, porque é uma situação
nova", adianta. "Nós não somos radicais, nos adequamos ao que o
patrocinador procurar"
RODRIGO CAPELO (Da Máquina
do Esporte, São Paulo – SP)
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