sábado, 11 de agosto de 2012

O IPO do Manchester United, um clube verdadeiramente Global


MANU new_york_stock_exchange_facade 1É, o título não é lá essas coisas, mas “meio que” tomei a liberdade de fazê-lo assim para combinar com o IPO do Manchester United ontem, na NYSE – New York Stock Exchange. Ou, mais fácil, Bolsa de Valores de Nova York (não deixa de ser bom botar a sigla em inglês, pois ela vira e mexe aparece no dia-a-dia).

Como dito em post anterior, o United esperava muito de seu IPO – initial public offering – cujo valor base foi de 14 dólares por ação. Os 16,6 milhões de ações foram vendidos para investidores institucionais e o clube conseguiu o valor básico: 233,2 milhões de dólares. Dessa forma, esse passa a ser o maior IPO do mundo do futebol, superando o da Juventus, de Turim, em 2001, que levantou 128,6 milhões de dólares.

A expectativa, porém, era que as ações flutuassem entre 16 e 20 dólares, mas emalguns momentos elas chegaram a ser cotadas ligeiramente abaixo do valor-base de 14 dólares, fechando em 14,01 no encerramento do pregão. Esse resultado deve ter deixado a família Glazer, acionista majoritária do clube, bastante aborrecida, bem como a direção executiva do próprio clube, pois todos já contavam com um reforço de 80 a 100 milhões de dólares em seus caixas (metade das ações à venda saíram dos Glazer e a outra metade do caixa do próprio clube).

Analistas ouvidos pelo The Guardian disseram que parte desse resultado deve-se à prevenção dos pequenos investidores em relação a grandes e badalados IPOs. Essa parcela do mercado, importantíssima como fator de alavancagem e liquidez, anda meio ressabiada devido aos pobres resultados do Facebook e Groupon. Outro analista, ainda, disse que o clube estava vendendo muito merchandise e que não duvida que venha a ter problemas futuros com o valor das ações.

Inicialmente, a previsão era que o IPO fosse realizado no início desse ano, mas na Bolsa de Cingapura, algo até muito natural, dada a grande penetração dos Red Devils em todo o continente asiático. O adiamento e mudança para Nova York devem estar atrelados, muito provavelmente, à negociação de patrocínio da General Motors.

Apesar de tudo isso, tomando por base os valores do fechamento do mercado ontem, o Manchester United é, oficialmente, o mais valioso clube de futebol do mundo, com o valor estimado em 2,32 bilhões de dólares (atenção: isso não é valor de marca, é o valor pelo qual alguém poderia ser dono do clube se comprasse todas as ações, tanto as disponíveis na Bolsa de Nova York como as que permanecem com os Glazer, o clube e alguns outros investidores menores).

Mais alguns números do MANU

MANU é a sigla que identifica as ações do clube na NYSE.

O material de divulgação preparado pelo clube traz alguns números interessantes, parte deles já vistos e mencionados anteriormente, mas não custa repeti-los. Aliás, aproveito para fazer isso hoje porque esses são números que podem ser considerados fidedignos, uma vez que tornados públicos durante o pré-lançamento do IPO. Qualquer incorreção nos mesmos, algo fácil de ser descoberto, jogaria por terra todo o IPO e a reputação do clube e seus proprietários, que são donos de uma franquia da NFL, o Tampa Bay Buccaneers.

- Na temporada 2010/2011, o Manchester United teve uma audiência cumulativa global (211 países) estimada em 4 bilhões de espectadores, com uma  média ao vivo de 49 milhões para cada um dos 60 jogos disputados, cumulativamente (daí a diferença de 2,94 bilhões para 4 bilhões de espectadores).

- Mais de 5 milhões de itens licenciados foram vendidos na temporada passada, incluindo 2 milhões de camisas, por mais de 200 licenciados em mais de 130 países.
- Mais de 10.000 pontos de venda para produtos licenciados.

- Parcerias com serviços de telefonia móvel e novas mídias em 42 países e de televisão em 54 países.

- Website disponível em sete idiomas, com 60 milhões de visitas, em média, todo mês.
- 26,5 milhões de conexões no Facebook; o New York Yankees e o Dallas Cowboys, dois ícones americanos, têm apenas 5,9 e 5 milhões de conexões, respectivamente.

- Desde 1997/1998, todos os ingressos dos jogos do clube pela Premier League no Old Trafford têm sido vendidos; na temporada 2010/2011, os 29 jogos do clube em sua casa foram vistos por mais de 2 milhões de pessoas.

Por fim, e fundamental, uma última informação para fechar esse posto:

O Manchester United entende que é necessário ser visto ao vivo no maior número possível de países, para dar consistência à sua base global. Por isso, nos últimos 3 anos o time disputou 15 partidas nos Estados Unidos, Canadá, Irlanda, México, Malásia, Coreia do Sul e China. Sem contar, naturalmente, os jogos por toda a Europa pela Champions League.  Como dito em posto recente desse OCE, esse é, sem a menor dúvida, um time global.

Então, falhou mesmo?

Ah, só meio, ?

FONTE: Por Emerson Gonçalves - OCE

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