quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Briga esquenta entre grandes marcas de material esportivo


O clube de maior torcida do país acertou seu novo contrato de fornecimento de material esportivo - e os valores envolvidos no acordo mostram como esse mercado está concorrido. Com a aprovação do contrato pelo Conselho Deliberativo do clube, o Flamengo garantiu um total de 380 milhões de reais para vestir uniformes fabricados pela Adidas pelos próximos dez anos. A empresa alemã, patrocinadora oficial da Fifa e da Copa do Mundo, investiu pesado no clube carioca porque queria dar uma resposta à Nike, que entrou com força no país, patrocinando clubes de vários estados, além do Corinthians, com quem já mantinha uma longa relação. Outras marcas correm por fora, garantindo a presença em clubes com grandes torcidas e muita tradição, como o Atlético-MG, que anunciou também na quarta um acordo com a Lupo, e o São Paulo, que a partir de 2013 vestirá Penalty, em função da saídada Reebok desse segmento.

O contrato do Flamengo com a Adidas foi assinado por Patrícia Amorim, atual presidente do clube, e Eduardo Bandeira de Mello, que assume em 2013 e ficará no cargo até 2015. O acordo prevê pagamento de 38 milhões de reais de luvas e mais 35 milhões por ano pela chance de vestir a equipe mais popular do Brasil. Todos os 130 conselheiros presentes na reunião realizada na quarta-feira deram seu aval ao acerto. A negociação durou cerca de seis meses, com a Adidas sofrendo forte concorrência da Nike, que já vestiu o Flamengo no passado e queria voltar a patrocinar o clube. Uma das questões mais delicadas da negociação com os alemães foi a quantidade de patrocinadores no uniforme flamenguista: a empresa exigiu que apenas duas marcas fossem estampadas nas camisas do clube, com a exceção do ano de 2013, quando o uniforme terá três patrocinadores. A Adidas promete comercializar as camisas do Flamengo no mundo todo, colocando o clube no mesmo patamar de seus principais parceiros, como Real Madrid, Milan, Bayern de Munique e Chelsea.

O acordo anunciado pelo Atlético-MG é mais modesto, mas ainda assim foi muito comemorado pela direção do clube. A Lupo é tradicional no mercado de roupas íntimas e meias, mas pretende entrar com força no segmento de material esportivo. O time, que vestia Topper até este ano, receberá 25 milhões de reais por dois anos de contrato. O presidente do Atlético, Alexandre Kalil, contou que o clube recebia cerca de 1,7 milhão de reais por ano de seu fornecedor de material quando ele assumiu o comando da agremiação. No São Paulo, a Penalty deverá pagar cerca de 39 milhões de reais por três temporadas. O clube ficou com poucas opções no mercado já que seus rivais estaduais já são patrocinados pelas principais marcas do setor - Adidas no Palmeiras, Nike no Santos e Corinthians. O atual campeão mundial de clubes, aliás, renovou seu acordo com a empresa americana pouco antes de disputar o torneio no Japão. Apostando forte na internacionalização da marca Corinthians, a Nike fechou com o clube paulista até 2022. O contrato deverá render ao clube cerca de 30 milhões de reais por ano.

Fonte: VEJA (Com agência Gazeta Press)

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