Equipe
alemã, que eliminou o Barcelona nesta quarta-feira 1º de maio pela semifinal da
Liga dos Campeões, faz investimentos milionários em craques e vê lucro bater
recordes.
O
urso, simpático “mascote” do time alemão Bayern de Munique, com seu sorriso
aberto e jeito descontraído, é o oposto do que o próprio animal representa para
as atuais ambições do time: imponência, força e poder. O objetivo do quarto
time mais rico do planeta é claro: ser o primeiro do mundo. O clube está, mais
do que nunca, sob os olhares do mundo, após eliminar o todo-poderoso Barcelona
com duas goleadas e garantir vaga na final da Champions League - nesta
quarta-feira, a equipe alemã venceu os espanhois por 3 x 0.
A
ousadia do clube não está somente na ostentação ou nos símbolos. Ela se traduz
em investimentos milionários que vão de preparo técnico à estrutura de ponta
dos centros de treinamento.
Fundado
em 1900, o Bayern, segundo a consultoria Deloitte, está na 4ª posição entre os
times que mais faturaram em 2012, apresentando faturamento de R$ 963 milhões.
Além disso, o Bayern é a base para a seleção alemã de futebol, que atualmente é
a segunda no ranking da FIFA. Em 2011, a equipe obteve um faturamento de
R$ 869 milhões.
Estrutura
Sua
estrutura física, compartilhada com outros times, como o estádio que leva o
nome da seguradora alemã “Allianz”, possui alta tecnologia e instalações
modernas, além de oferecer espaço para shows e negócios.
Além
disso, um dos mais badalados treinadores da história, o espanhol Pepe Guardiola
- que montou o atual time do Barcelona - chega para comandar a equipe no
segundo semestre deste ano, com um orçamento disponível de R$ 768 milhões para
reforçar a equipe.
Amir
Somoggi, consultor de marketing e gestão esportiva, explica que a possibilidade
de o Bayern se tornar o maior do mundo é real. “O principal fator para isso é
que ele é o maior clube alemão em faturamento, dentro do maior mercado
consumidor da Europa”.
Somoggi
explica que é o time do futebol mundial com melhor gestão e possui excelente
estrutura de formação de jogadores. “Além disso, é uma marca global. São
aspectos que vêm ajudando o clube a se aproximar dos que mais faturam na
Europa, como Real Madrid, Barcelona e Manchester United”.
Atualmente,
a diferença de faturamento do Bayern para o Real, o maior do mundo, é de 117
milhões de euros. “Uma estratégia importante que pode definitivamente
impulsionar o Bayern como marca mundial é sua expansão global e seu aumento de
sócios torcedores pelo planeta”, diz Somoggi.
Conheça
os números e a estrutura do maior time da Alemanha:
Marketing
É o
único que fatura mais de 201 milhões com marketing, deste montante cerca de 57
milhões de euros somente em vendas de produtos e o restante em acordos
comercias com grandes marcas patrocinadoras.
Grito
da torcida
O
clube é o de maior torcida da Alemanha. São quase cem mil membros associados e
organizados. Sua média de público por temporada é de 69 mil espectadores por
partida.
Potencial
financeiro
É o
quarto time mais rico do mundo, com faturamento de R$ 963 milhões (368 milhões
de euros) na temporada 2011/2012, fica atrás apenas de Real Madrid, Barcelona e
Manchester, respectivamente.
Modelo
de negócios
São
oito as marcas que apoiam o time. A maioria faz parte do seleto grupo de
maiores empresas com atuação na Alemanha. Entre elas, Adidas, T-Mobile, Audi,
Allianz Seguros, HypoVereinsbank, Lufthansa, Paulaner e Yingli Solar.
O
grupo divide suas linhas de patrocínios em cinco áreas: uniforme, material
esportivo, parceiros Premium, parceiros clássicos e de alimentação.
Conquistas
É um
dos maiores campeões da Europa. Dentre os títulos, destacam-se as duas
conquistas da Copa Intercontinental, quatro Ligas dos Campeões da UEFA, uma
Liga Europa da UEFA e uma Recopa Europeia.
Reforço
tático
O
badalado Pepe Guardiola, treinador espanhol que já foi cotado até mesmo para
assumir a Seleção Brasileira, chega em junho ao Bayern e terá a sua disposição
cerca de R$ 760 milhões para investir em reforços na próxima temporada.
Estrutura
física
O
estádio onde o Bayern disputa suas partidas é o Allianz Arena, em Munique,
inaugurado em 2005. Também usado pelo rival TSV 1860 Munique, é de alta
tecnologia, possui capacidade para 66 mil pessoas sentadas, tem sete
pavimentos, quatro telões de plasma e centros comerciais. Foi o palco da final
da Uefa Champions League 2011/12.
Fonte:
Por Luiz Gustavo PACETE | Isto È
Nenhum comentário:
Postar um comentário