terça-feira, 13 de março de 2012

Com guia de jogo, Grêmio cria novo ativo comercial


Imagem Site Oficial

O Grêmio apresentou à torcida gaúcha, no último domingo, o guia da partida. A exemplo do que fazem times de futebol ingleses, essa será uma versão dos "matchday programmes", pequenas revistas colecionáveis com informações sobre os jogos em questão que serão distribuídas gratuitamente aos torcedores que comparacerem ao estádio, em todos os duelos realizados na condição de mandante. Ao marketing, essa é também uma nova propriedade comercial.

Para a primeira edição, o clube tricolor teve patrocínio da Topper, também fornecedora de materiais esportivos, e apoio da gráfica Serafinense. A empresa será responsável, em uma permuta acordada com dirigentes gremistas, pela produção dos guias. A expectativa para as próximas edições é que o número de anunciantes seja ampliado, de acordo com Fabio Ritter, gerente comercial da equipe gaúcha e idealizador do projeto.

"Uma das dificuldades que tínhamos era não ter uma revista, e o Grêmio é um clube que historicamente sempre teve muitas revistas. Cada gestão que passa cria uma, e nós pensamos em encabeçar um projeto diferente, que ninguém fez até hoje, pelo menos aqui. Um dos motivos da criação foi para levar mais informação para o torcedor, e outro era criar uma nova propriedade, para conseguir anunciantes", explica o dirigente gremista à Máquina do Esporte.

As primeiras impressões foram positivas, segundo ele. Na goleada por 5 a 0 do Grêmio sobre o Novo Hamburgo, no último domingo, o primeiro exemplar do guia da partida foi distribuído à torcida, com destaque para o técnico recentemente contratado, Vanderlei Luxemburgo. "Irei guardar o pôster do Luxemburgo iniciando assim minha coleção", disse Solange Postami, de Porto Alegre, ao site oficial da equipe gaúcha.

A publicação contém estatísticas do time, informações sobre o adversário, notícias do Grêmio, dentro e fora de campo, conteúdo com ídolo, novidades sobre a construção da nova arena, pôster com o destaque de capa, preenchido pelo treinador nessa primeira edição, entre outros conteúdos criados pelo departamento de marketing. O material também é distribuído à imprensa, para servir de apoio para o trabalho dos jornalistas. O guia será entregue em todos os jogos em casa, e uma versão reduzida será levada para partidas fora.

Fonte: RODRIGO CAPELO (Da Máquina do Esporte, São Paulo – SP)

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